As 12 ferramentas de Devedores Anônimos

 

A recuperação da dívida compulsiva começa quando paramos de fazer dívidas sem garantias, um dia de cada vez (Dívidas sem garantias são todas as dívidas que não podem ser honradas por algum colateral, como por exemplo uma hipoteca de casa ou mesmo um carro) Nós alcançamos um indulto diário de livrar-nos da dívida compulsiva ao praticarmos os 12 passos e as seguintes ferramentas:

  1. Abstinência: Nós praticamos abstinência não fazendo dívidas sem hipoteca (garantia) um dia de cada vez. Dívida sem hipoteca é qualquer dívida que não seja vinculada a nenhuma forma de bem, tal como um carro, uma casa, etc.

  2. Reuniões: Nós participamos de reuniões em que podemos partilhar nossa experiência, força e esperança, uns com os outros. a menos que passemos aos recém-chegados, o que temos recebido de DA, nós não podemos guardá-lo para nós mesmos.

  3. Manutenção de contas: Nós mantemos registros de nossa receita e gastos diários e da quitação de qualquer montante de nossas dívidas pendentes.

  4. Anonimato: Nós praticamos o anonimato, que nos permite a liberdade de expressão, com a certeza de que sabemos que o que é dito nas reuniões ou para outro membro de DA jamais será repetido.

  5. Usando o telefone e internet: Nós mantemos contato constante com outros membros de DA trocando os números dos nossos telefones ou mesmo e-mail. Nós habitualmente conversamos com um membro de DA antes e depois de tomar passos difíceis na nossa recuperação.

  6. Grupos de alívio de pressão e reuniões de alívio de pressão: Após haver adquirido alguma familiaridade com o programa de Da, nós organizamos reuniões de alívio de pressão formadas por nós mesmos e dois outros membros do grupo que se encontram abstinentes por, pelo menos, 3 meses e que geralmente tenham mais experiência no programa. O grupo se encontra em uma série de reuniões de alívio de pressão, para rever nossa situação financeira.

  7. Plano de gastos: A reunião de alívio de pressão normalmente resulta na formulação de um plano de gastos, colocando as nossas necessidades em primeiro lugar, e em um plano de ação para resolver nossas dívidas e tomar os primeiros passos rumo à solvência.

  8. Apadrinhamento: Muitos de nós achamos extremamente útil, escolher um padrinho ou madrinha no DA. O padrinho ou madrinha é um membro abstinente no DA, que normalmente tem mais experiência no trabalho de 12 passos. O padrinho ou madrinha nos ajuda a implementar noss plano de ação e a trabalhar os passos.

  9. Reuniões de serviços e negócios: Nós participamos das reuniões de serviços e negócios que acontecem mensalmente no DA. Muitos de nós temos sentimentos arraigados dizendo que "Negócios" não faz parte das nossas vidas, que é coisa para outros bem mais "Qualificados" que nós. No entanto, a participação quando ao andamento de nosso programa e grupo nos ensina como a organização funciona, e também nos ajudar a tornar-nos responsáveis pela nossa própria recuperação.

  10. Literatura do A.A: Nós estudamos a literatura dos Alcólicos Anônimos para fortalecer o nosso entendimento de doença compulsiva. Nós podemos nos identificar com muitas das situações descritas naquela literatura se substituirmos a palavra "álcool" por "endividamento compulsivo"

  11. Conscientização: Nós nos mantemos conscientes do perigo de endividamento compulsivo anotando detalhes de propaganda de bancos, financiadooras ou cartões de crédito, e através da leitura de notícias sobre seus efeitos.

  12. Serviço: Nós prestamos serviço em todos os níveis: pessoal, nas reuniões, Inter grupo e Escritório de Serviços Mundiais. Prestar serviço é vital para nossa recuperação. Somente através da prestação de serviços podemos passar aos outros, o que nos foi passado tão generosamente.



AÇÃO é a palavra mágica. Nós descobrimos que as ações acima descritas são essenciais à nossa recuperação.